Estante

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Vejam abaixo algumas obras relacionadas à Avaliação com as respectivas sinopses.

 A reprodução do sistema de ensino como instituição relativamente autônoma permite, por sua vez, a reprodução da cultura dominante, e essa reprodução cultural reforça como poder simbólico a reprodução contínua das relações de força no seio da sociedade. Bourdieu e Passeron defendem esta tese com um rigor e um esforço de conceitualização teórica raramente igualados nas pesquisas sociológicas contemporâneas.



  O que leva uns a abandonar a luta, outros a se consagrar exclusivamente à política, renunciando à fachada pedagógica; se a escola se reduz a uma fraude total ou a um erro absoluto, a pedagogia é diversão, ilusão, e assim se manterá até que a sociedade seja abalada. Foi para lutar contra este derrotismo que escrevi o presente livro. Não se trata de desculpar a escola, não se voltará ao âmbito das constatações fundamentais, não se apresentará a escola como libertadora, ou única, ou acolhendo igualmente uns e outros, não repetiremos que há indistintamente tão bons alunos entre os ricos como entre os pobres. Mas, precisamente a partir destas acusações, e para que elas não se transformem num travão no preciso momento em que nos apontaram o caminho mais justo, em que contávamos que fossem abrindo caminho à nossa ação? E até supomos que estão prestes a fazê-lo? Surge uma tarefa urgente: inserir a escola na luta de classes, compreender como participa a escola nessa luta de classes; porque é, em última instância, o desconhecimento do que é a luta de classes que parece arrastar, por processos evidentemente muito diversos, àquilo que ousamos considerar como os seus desvios.

Cipriano Carlos Luckesi, Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática, Malabares Comunicação e Eventos, Salvador/BA, 2005, 2ª edição (revista), 115 páginas.

A 1ª edição deste livro é de 2003 e, agora, encontra-se na 2ª, com uma revisão e um aprofundamento conceitual. É o último escrito do autor sobre o tema e contém o seu mais recente entendimento a respeito da avaliação da aprendizagem. São quatro capítulos que tratam do que é a avaliação da aprendizagem, seus comprometimentos sociológicos, históricos, políticos, psicológicos e pedagógicos, assim como estudos sobre articulação entre avaliação e projeto político-pedagógico da escola e, por último, recursos técnicos para a prática da avaliação da aprendizagem.



Cipriano Carlos Luckesi, Prática Docente e Avaliação, Série Estudos e Pesquisas, nº 44, Associação Brasileira de Tecnologia Educacional/ABT, Rio de Janeiro, 1990, 54 páginas.
Este livro contém dois capítulos intitulados "Por uma prática docente crítica e construtiva" e "Avaliação do aluno: a favor ou contra a democratização do ensino?". Assim sendo, de fato, faz uma análise crítica, assim como uma abordagem propositiva sobre a prática docente e a prática da avaliação da aprendizagem na escola.




Cipriano Carlos Luckesi, Avaliação da aprendizagem escolar, Cortez Editora, São Paulo, 2005, 17ª edição, 180 páginas.

A primeira edição deste livro é de 1995. Hoje, em 2005, encontra-s em sua 17ª edição. Ele reúne uma série de artigos, selecionados entre os que o autor escreveu entre os anos de 1976 e 1994. Na Introdução do livro, encontra-se um relato sucinto da situação biográfica onde cada um deles foi escrito. O livro aborda a questão da avaliação da aprendizagem na escola, em termos conceituais e práticos, passando por abordagens filosóficas, sociológicas, políticas, psicológicas e pedagógicas.

A avaliação ressurge nessa década como um dos temas mais debatidos entre os educadores.    
Percebe-se a inconformidade de muitos em repetir a prática tradicional, classificatória e autoritária, pelo visível prejuízo à formação moral e intelectual dos educandos. Ao mesmo tempo, ultrapassá-la envolve enfrentar uma séria resistência, pois é grande a polêmica sobre práticas inovadoras...
 





Este livro, com diferentes ângulos da avaliação educacional, traz para discussão a preocupação com a reconstrução do sentido da avaliação. Tem como tema central a avaliação escolar como uma prática que incorpora tensões constituintes das práticas sociais e reveladora de seus vínculos com as ações escolares. É fundamental que a avaliação deixe de ser instrumento de classificação, seleção e exclusão social e se torne uma ferramenta para professores e professoras comprometidos com a construção coletiva de uma escola de qualidade para todos.




Avaliação e Erro Construtivo são trabalhados nesta obra de forma a ressignificar esses conceitos desde a teoria e prática da ação docente, de modo a retrabalhar a teoria que se encontra na literatura pertinente, teorizando a prática docente com sujeitos dessa prática.









O primeiro livro da autora, “best seller” no país, introduz a sua teoria de avaliação mediadora. Tem por objetivo desafiar o mito da avaliação classificatória e ressignificar essa prática como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos. Apresentando vários exemplos de situações vividas em escolas, Jussara consegue mobilizar o leitor a refletir sobre suas concepções e a indagar-se acerca do verdadeiro significado da ação avaliativa.


Robinson Moreira Tenório e Uaçaí de Magalhães Lopes (Org.)


Este livro propõe que a avaliação seja um processo de coleta de informações de qualidade para a melhoria de um determinado processo. Essa definição realiza uma comunhão entre as ações de avaliar e a realização da tomada de decisão. Implica que a avaliação não é uma atividade neutra, o julgamento que carrega como parte do seu processo já traz em si uma tomada de decisão.

SEM IMAGEM
Avaliação e gestão: teorias e práticas
Robinson Moreira Tenório e Uaçaí de Magalhães Lopes (Org.)
Este livro propõe que a avaliação seja um processo de coleta de informações de qualidade para a melhoria de um determinado processo. Essa definição realiza uma comunhão entre as ações de avaliar e a realização da tomada de decisão. Implica que a avaliação não é uma atividade neutra, o julgamento que carrega como parte do seu processo já traz em si uma tomada de decisão.



SEM IMAGEM
Avaliação educacional: desatando e reatando nós
José Albertino Carvalho e Maria Virgínia Dazzani (Org.)
Neste livro pretende-se questionar a necessidade do caráter público das avaliações realizadas sobre políticas educacionais, diante do aprofundamento da tecnização dos mecanismos de avaliação em detrimento da participação efetiva e política da sociedade nesse processo.


 O livro é uma defesa da avaliação na perspectiva crítico-formativa, pois entende que a avaliação está intrinsecamente ligada ao aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem, o que é bastante distinto das formas tradicionais de avaliar, centradas na classificação dos sujeitos e na contabilização dos resultados, por meio da somatória de notas. Além disso, tece reflexões que remetem à compreensão da avaliação da aprendizagem como elemento inerente a uma opção política a ser tomada pelos educadores, uma vez que é vista, em seu trabalho, como ato de inclusão, um ato humanitário, cujo sentido é o da emancipação humana e social. Mostra em sua pesquisa que a avaliação tradicional ainda está presente nas licenciaturas, que deixam, por isso, de cumprir o objetivo primordial da formação de professores, que é a constituição da autonomia do sujeito professor frente à construção do seu próprio conhecimento, seja este conhecimento da área específica ou da área pedagógica, e frente à participação cidadã na sociedade que temos. (Priscila Larocca)
 
 
Avaliação do Idoso - Física & Funcional Autor: Matsudo, Sandra Marcela Mahecha 1a. Edição Sinopse: 1ª Edição revisada e Ampliada. Avaliação do Idoso- Física e Funcional é um guia prático e didático, contendo uma bateria de testes para avaliação física, funcional, nutricional, psicossocial e do nível de atividade física, facilmente aplicáveis nas condições de trabalho dos profissionais da área. Elaborado por pesquisadores especialistas, o livro contém a padronização completa dos principais testes de avaliação física, incluindo as variáveis antropométricas, neuromotoras e capacidade funcional, aspectos psicossociais, além da avaliação do consumo alimentar que estão descritos de forma bastante clara e se adaptam às necessidades da população da terceira idade.


 Délcia Enricone e Marlene Grillo (orgs.)

Esta publicação é fruto do trabalho coletivo de quem acredita que, quando avalia sua prática pedagógica, o professor qualifica seu desempenho e, com essa base, assume condições para revitalizar sua ação docente












Coletânea de artigos que analisam os aspectos conceituais e teóricos da avaliação em saúde e situações concretas sobre o tema no Brasil e no Canadá. O objetivo é discutir e alcançar avanços nas práticas e estratégias em geral definidas como avaliação em saúde, lembrando as oportunidades criadas no Brasil pela Reforma Sanitária. A obra é referência não só para quem inicia trajetória no campo da avaliação em saúde, mas também para acadêmicos e gestores dos serviços de saúde envolvidos com o tema.











Julio Tirapegui - Sandra Maria Lima Ribeiro
Entendermos a importância do processo de avaliação nutricional, e por verificarmos a grande lacuna existente, na língua portuguesa, de um texto sobre o assunto, pretendemos apresentar esta obra ao público. Contamos com a imprescindível colaboração de especialistas na área. Planejamos o livro para ser dividido em seis partes, assim delimitadas: Parte I: Conceitos fundamentais ? Nessa parte são discutidas as etapas a cumprir no processo de avaliação do estado nutricional. Parte II: Avaliação do consumo alimentar ? Discute a etapa fundamental no trabalho do nutricionista ou do profissional ligado à nutrição, ou seja, saber avaliar e interpretar aquilo que as pessoas comem. Parte III: Antropometria e composição corporal ? Aspecto da avaliação nutricional que tem adquirido muita projeção nos últimos anos, por conta de novas técnicas, mais sofisticadas, que permitem uma discussão aprofundada dos diferentes componentes do corpo humano. Parte IV: Avaliação do estado nutricional a partir de métodos bioquímicos ? Utilizados na avaliação do estado nutricional, tais métodos constituem ferramenta precisa e sensível de avaliação. Ainda, a interpretação de marcadores metabólicos específicos, como os relacionados especificamente a doenças cardiovasculares ou estresse oxidativo, é útil no sentido de fornecer uma visão mais ampla do diagnóstico nutricional. Parte V: Avaliação do gasto energético ? O planejamento dietético requer uma análise ampla do balanço energético, consistindo na interpretação daquilo que os indivíduos consomem de energia e do que é gasto nas atividades do dia-a-dia. Dessa forma, o conhecimento e a interpretação de diferentes métodos, técnicas e instrumentos são fundamentais. Parte VI: Avaliação do estado nutricional de grupos específicos ? Finalmente, pretendemos abordar grupos populacionais específicos, dentro das peculiaridades relacionadas ao estado nutricional. Incluímos nessa parte a interpretação dos transtornos alimentares. Muitas vezes, o nutricionista se depara com comportamentos alimentares suspeitos, quando então deve ser capaz de identificar atitudes patológicas, tratando-as adequadamente ou encaminhando o paciente a um especialista na área. Sem dúvida, nenhuma obra seria capaz de esgotar um assunto tão profundo e cercado de controvérsias. Assim, pensamos apenas em colaborar com ?alguns tijolinhos? Na construção desse assunto tão apaixonante
  


 Este texto aborda os métodos de avaliação de desempenho: atribuição de graus, comparação binária, escolha forçada, escala gráfica, frases descritivas, pesquisa de campo, atividades, objetivos, competências e resultados, método este que verifica a performance de equipes.

A maior ênfase é dada nos métodos: objetivos, competências e equipes.
Apresenta formas de avaliação: pelo gestor, auto-avaliação, pares e 360 Graus.
São apresentados exemplos das metodologias narradas e o processo de feedback.
Esta obra procura mostrar que a adoção de uma metodologia de avaliação de desempenho, desde que apropriada à cultura e às necessidades da organização, fomenta o desenvolvimento do profissional e leva ganhos significativos à empresa.
Esta edição traz modificações significativas em relação às edições anteriores.



 O livro sintetiza teoria e prática para a análise, o acompanhamento e o monitoramento de programas sociais. Trata-se de obra inédita na literatura científica cuja proposta é servir de base para a pesquisa de gestores de programas sociais, professores e estudantes universitários e de pós-graduação que necessitem de conhecimentos técnicos e operacionais sobre como avaliar os resultados de ações sociais.










Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte

Paulo Eduardo Carnaval
Mostra como selecionar, aplicar e interpretar os resultados dos testes esportivos, instrumentalizando profissionais que trabalham com medidas e avaliações funcionais no esporte. Editora: Sprint Autor: PAULO EDUARDO CARNAVAL ISBN: 8585031875 Origem: Nacional Ano: 2000 Edição: 6 Número de páginas: 173 Acabamento: Brochura Formato: Médio Complemento: Nenhuma

Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte
Paulo Eduardo Carnaval
Mostra como selecionar, aplicar e interpretar os resultados dos testes esportivos, instrumentalizando profissionais que trabalham com medidas e avaliações funcionais no esporte. Editora: Sprint Autor: PAULO EDUARDO CARNAVAL ISBN: 8585031875 Origem: Nacional Ano: 2000 Edição: 6 Número de páginas: 173 Acabamento: Brochura Formato: Médio Complemento: Nenhuma.




 
Guia de Avaliação de Desempenho Docente




Ana Cláudia Cohen Coelho e Ana Paula Ferreira Rodrigues




Agora que tem início a implementação do Modelo de Avaliação de Desempenho Docente, a Texto Editores lança no mercado o único livro sobre a matéria.




Qual a intervenção do Professor?
Qual a intervenção do Coordenador?
Quais as intervenções da Direcção?
Quais as intervenções do Pedagógico?




Conheça os pressupostos teóricos da nova legislação e saiba como se articula o quadro legal com a sua aplicação nas escolas.
Inclui CD-ROM com propostas práticas para cada interveniente no processo de avaliação de desempenho